Gru é um vilão lendário do universo das animações. Ele ganhou fama, anos após anos, pela sua habilidade em orquestrar planos mirabolantes e invadir lugares importantes. Ele é um homem frio, calculista, que não sente o menor remorso em fazer o que precisa ser feito para atingir os seus objetivos.

A principal motivação de Gru é a busca pela supervisão mundial, e tudo o que ele faz caminha em direção a este objetivo. Sua obsessão é tamanha que ele é capaz de limitar as relações pessoais em função dele. Ele não é um homem simpático e nem carismático, porém, sua personalidade é tão única que é impossível não se apaixonar por ele.

O personagem ganha ainda mais vida com um complemento fundamental: os Minions. Eles foram criados para servir o vilão, mas com o passar do tempo, conquistaram o coração dos fãs da animação. Eles são uma espécie de releitura dos ajudantes de vilões de outros filmes e desenhos animados, mas cada um deles tem uma personalidade própria e um jeito cômico de ser.

A popularidade do vilão é tão grande que ele já foi protagonista de três filmes, todos eles fazendo muito sucesso no cinema. E, assim como ocorre com os filmes do Homem-Aranha, os de Meu Malvado Favorito possuem diferentes versões e crossovers para os fãs curtirem.

Gru é, sem dúvida, um dos vilões mais queridos das animações. Um malvado favorito que, apesar do seu lado sombrio, consegue arrancar risos e simpatia de todos que assistem aos seus filmes. Ele é um símbolo de perseverança e, por isso, muitos fãs se identificam com ele.

Por fim, fica claro que Gru é um personagem único. Ele tem um jeito peculiar, um humor irônico e uma personalidade bem definida. Mesmo com todos os seus defeitos, ele ainda é um dos vilões mais cativantes do cinema, capaz de conquistar corações com a sua jornada rumo ao sucesso.